terça-feira, 10 de setembro de 2013

Software Livre x Software proprietário





O projeto software livre é considerado livre porque  da liberdade ao individuo de usar, copiar, modificar e redistribuir determinados progamas sem depender dar permição do criador, é considerado livre porque dar essa certa liberdade que depende das necessidades de cada usuário,  não querendo dizer que essa atividade não pode ser cobrada muito pelo ao contrário não impede que o desenvolvedor cobre pelas modificações feitas porque é uma atividade onde existem custos, a diferença é que o objetivo do software livre é a liberdade e não o lucro. 
     Referente ao uso pessoal o software livre se destaca, principalmente em diversos casos superam os programas não só no número de usuários mais também na qualidade.
O pai do software livre Richard Stallman, se posiciona contra ao software proprietário, por não dar a liberdade aos usuários de alterar os programas, ele defende que as pessoas que entendem de programação podem colaborar e assim criar novos conhecimentos, essa política livre é mais interessante porque é mais barata e porque é aberta persiste na participação de todos, onde beneficia a inclusão digital porque o software livre possibilita as pessoas pobres a terem acesso e o proprietário excluir essa possibilidade. No software livre o desenvolvedor, aprende e contribui para o crescimento e melhora a atuação do programa, ou seja, acrescenta e redistribui diferente do proprietário que é um programa de propriedade da empresa, onde nós para usarmos o programa precisamos pagar uma licença.
    O Brasil procura recursos para ser utilizado o software livre, onde pode ser uma economia para o país. É importante que os países pobres utilizem o software livre por que a sociedade reduziria bastante os custos. 
Mais por que essa cultura tecnológica não é aderida?   Porque existem esferas políticas ligadas à economia, que conseguem alienar a população que se acostuma com o software proprietário e não consegue se adaptar ao modelo do software livre e acaba se tornando um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário